quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pílulas sobre Praga





Praga é um lugar entrecortado por rios, castelos, igrejas, sinagogas, prédios em paralelo, ruas nas transversais. diagonais, curvas e retos.

Um lugar onde os ônibus estão marcados para chegar 10:26. e eles chegam às 10:26. sempre. mesmo que tenham que parar em todos os pontos sem ter ninguém para subir ou descer. caso contrário, não será pontual.

Um lugar onde a cerveja é mais barata que a água. 


Por onde há marcas de história e das imigrações ao mesmo tempo em todos os lugares: as antigas sinagogas, as igrejas barrocas, o cristal boêmio, os objetos com traços orientais, os vendedores coreanos, os imigrantes africanos, os cristais austríacos, os chocolates belgas, os prédios sisudos do comunismo, as lojas brilhantes do capitalismo, o castelo medieval, as pinturas clássicas, os monumentos imperiais.

Que não se preocupa em traduzir as placas turísticas com os nomes ocidentais das atrações. aquela placa é para uma igreja, sinagoga ou museu? definitivamente, não dá pra saber.  

É um lugar onde você não consegue entender nada, absolutamente nada do que se fala. nenhuma palavra. mesmo aquelas que se parecem com alemão, ou língua latina. a semelhança é apenas impressão. 

Onde as pessoas lêem a todo o tempo e em todos os lugares. no metrô. no ônibus. no parque. em grupo. sozinhos. em casal. no calor ou de cobertor. há sempre leitores. 

É um lugar onde o número de sinagogas é quase igual ao de igrejas. 

É um lugar onde você não precisa mostrar o bilhete para entrar no ônibus ou metro, mas tem certeza de que alguém vai te parar se você decidir burlar a lei.

Um lugar para se apropriar em poucas horas. atravessando por uma ponte, voltando pela outra. subindo por um bonde, descendo a pé. cruzando uma galeria. subindo uma torre. descendo uma escadaria. olhando um relógio. uma travessa. outra paralela. mais algumas diagonais. e já se está de volta de onde saiu. 

É um lugar cheio de casas de massagem tailandesa onde os clientes ficam sentados na vitrine com as pernas em um tanque de água e centenas de peixes mordendo a perna de quem pagou para estar ali.

Em um canto, o museu de instrumentos de tortura. em outro canto, o de instrumentos sexuais. 

Um lugar onde as meninas são lindas. e as mulheres envelhecem logo. 

Onde o metro tem cheiro de cerveja a partir das 19h. e onde se toma sorvete mesmo com temperatura de 2 graus. 

Aliás, é um lugar onde a temperatura pode variar entre -10 e 40 graus. em poucos meses. E há roupas apropriadas e elegantes para cada estação.

Um lugar que encanta de dia. e reencanta de noite. cor púrpura. dourado. marfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário